![]() |
Os atores Cristina Pereira e Ricardo Blat em cena do espetáculo "Pamonha e Panaca", que está em cartaz no palco do Tucarena |
Os atores Cristina Pereira e Ricardo Blat celebram 40 anos de parceria dentro e fora dos palcos com a comédia "Pamonha e Panaca". Dirigida por Ernesto Piccolo, a peça fica em cartaz até 15 de maio no Tucarena, em São Paulo.
O texto de Rogério Blat conta a história dos personagens Pamonha e Panaca, que vivem para tentar saciar a própria fome e não percebem que eles são os responsáveis pelo próprio fracasso.
De repente, surge a ideia de jogarem na loteria, e a dupla tira a sorte grande.
Mas parece que nada está resolvido. Enriquecidos, os amigos continuam com os velhos hábitos.
Ricos financeiramente, mas carentes de conhecimento, Pamonha e Panaca tornam-se ainda mais ardilosos, mas perdem todo o dinheiro que ganharam e voltam à antiga pobreza.
Existe um poema de Ledo Ivo chamado "OS POBRES NA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA" em que o poeta descreve a situação dos menos afortunados "de dinheiro" e a sua incompetência para lidar com a vida. E no mesmo o poeta diz: -"Os pobres não sabem viajar nem sabem vestir-se.
Tampouco sabem morar: não têm noção do conforto ,embora alguns deles possuam até televisão.Essas características não estão aí por coincidência. Podemos percebe-las nos próprios palhaços, como "Carlitos". Em seus filmes o eterno, sempre se mostra um pobre, que é pobre porque não sabe ser rico. Incompetente para lidar com a vida como "Pamonha e Panaca".
interessante este tipo de espetáculo com textos que mostrem essa ótica. E se pararmos pra pensar só um pouco mais vamos trazer a realidade teatral para a nossa própria realidade e descobrir que em nosso cotidiano existem muitos "Carlitos" e milhares de "Pamonhas e Panacas".
Talvez encontremos em nós mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário