terça-feira, 5 de abril de 2011

Amor e Revolução - Dramaturgia Televisiva trás a memória dos horrores da Repressão

          
  Estreou hoje a nova novela do SBT "Amor e Revolução". A obra é de Tiago Santiago, Dramaturgo que já escreveu novelas para a "Rede Record", como "Prova de Amor". Nessa empreitada o autor trás a memória dos horrores da repressão. Um período da história do Brasil em que muitos lutaram para que tivéssemos garantido o direito a liberdade de expressão. Esta postagem é muito pequena para narrar tudo o que o período em que o Militarismo reinava no Brasil.
    Mas minha intenção aqui é mostrar que é valido discutir em Dramaturgia ou em qualquer outra forma de arte, cultura e pensamento assuntos como este. Como já foi dito, "muitos lutaram pela liberdade de expressão que temos hoje". Tal liberdade que muitas vezes não é exercida pelos jovens de nossa nação de forma legítima.

   Não é a minha intenção instigar a juventude a entrar para algum Partido. Mas obras como "Amor e Revolução " estão sendo feitas por um motivo. Não sei qual é o motivo do autor mais ao meu ver ela parece que aponta para uma necessidade atual. A necessidade de nos politizarmos, (não tornarmos politiqueiros ou cabos eleitorais), mas conhecer melhor o nosso país e a origem de nossa grandeza e de toda sujeira que esconde debaixo dos tapetes de gabinetes.Em todo caso gostaria tirar o chapéu pro SBT pela coragem de apostar em uma história que não parece, mas está escondida nas páginas da história brasileira e que tanto nos envergonha.
   Talvez eu já esteja fazendo julgamentos precipitados, e elogiando uma obra que pode no futuro tornar-se( na mais otimista das hipóteses) "tendenciosa".
   Talvez esta seja uma das muitas questões para serem discutidas em nosso 2º FÓRUM DE DRAMATURGIA DO PONTO DE CULTURA ESCOLA LIVRE DE TEATRO!  Os próximos capítulos dirão!

Já estava me esquecendo! A música de abertura da novela é "Roda Viva". . .merece!

Um comentário:

  1. Time de Futebol perde e a torcida quer matar o jogador ou o técnico!
    Falta merenda na escola e não vejo ninguém se mobilizar! Vai a luta Brasil! Mostra a tua cara!

    ResponderExcluir