quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pontos de Cultura da região se reúnem na Teia Regional 2010

Os Pontos de Cultura da Macro Grandes Lagos e da Macro Araçatuba se reuniram no Complexo Cultural da Estância Santa Fé do Sul para mais uma Teia Regional no último final de semana, dia 13 e 14 de novembro.

A Teia Regional é um encontro de Pontos de Cultura e estes são conhecidos por potencializarem iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos por comunidades, grupos e redes de colaboração por meio de convênios estabelecidos com entes federativos. Este ano o evento reuniu 14 Pontos de Cultura, sendo 11 da macro Grandes Lagos e três da macro Araçatuba.

“Foram dois dias de convivência cultural, de troca de saberes, anseios e idéias de projetos futuros. Saímos de lá sabendo que em maio teremos outra Teia Regional, pois a macro Araçatuba já convidou a macro Grandes Lagos a construir a Teia em Andradina em maio de 2011. Vamos que vamos.”, disse Cláudia Borges, coordenadora do Ponto de Cultura Balcão das Artes de Santa Fé do Sul e uma das organizadoras da Teia Regional.

A cidade de Jales esteve bem representada com a participação dos Pontos de Cultura: Todoroki Taikô, que participou do cortejo da Teia; Criança Feliz que fez uma apresentação do coral infantil Manain Kid’s; Ministério de Dança; Ministério B’Boys (que ainda não é Ponto de Cultura conveniado); Escola Livre de Teatro de Jales que apresentou os espetáculos “A Farsa do mestre Pathelin”, “Auto da camisinha” e “Abrindo o seu negócio”.

“Participar das Teias é sempre um grande aprendizado para nós ponteiros, pois nelas temos a oportunidade de ver e sermos vistos, compartilhar nossos saberes, conhecer o diferente para que possamos ser iguais, enfim, só vivenciando as Teias é que podemos ter a noção do que é ser ponteiro de cultura”, afirmou Clayton Campos, coordenador do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales e membro da Comissão Paulista dos Pontos de Cultura.


Jales é representada no Movimento Nacional das Cidadãs Positivas

O Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales representou a cidade em Atibaia no IV Encontro do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas (MNCP) com as peças de ação transversal – cultura e saúde: “Auto da Camisinha” e “Diário de meninos e sonhos” que ilustraram os debates. Também foi apresentado em momento de descontração para divertimento dos participantes o espetáculo “Abrindo o seu negócio”.

“Eu nem tenho palavras para traduzir o que foi para mim ter participado desse encontro, pois pela primeira vez pude ver e conviver com pessoas tão maravilhosas que demonstraram uma vontade de viver, uma alegria contagiante. Eu saí de Atibaia me sentindo outra pessoa”, disse a atriz Patrícia Frehi.

Para quem ainda não teve a oportunidade de assistir aos espetáculos da Escola Livre de Teatro de Jales ou quiser assistir novamente, o Núcleo de Produção e Difusão juntamente com o Núcleo de Formação, realizarão a 20ª Mostra E.LI.TE de Teatro no final do mês de novembro. A programação completa pode ser conferida no site www.elteatrojales.blogspot.com.

Fonte: Clayton Campos (Escola Livre de Teatro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário